Quem somos



Desde a sua criação, a AJUDE, constituída por um grupo de jovens universitários do Concelho de Oeiras, tem assumido um compromisso imperativo para com os agentes sociais locais, no sentido de ser um organismo útil para a solução dos problemas da comunidade. Com efeito, é esta a grande razão de ser da AJUDE: desenvolver actividades que contribuam de forma efectiva para o enriquecimento social, educativo e cívico das nossas crianças e jovens. Para tal, propôe-se a desenvolver um conjunto de actividades cujo objectivo principal é combater o insucesso escolar, diminuir injustiças sociais, e melhorar a inclusão social dos que são mais desfavorecidos. Consideramos que a maior recompensa que podemos retirar do nosso trabalho é sabermos que fizemos a nossa parte para tornar o mundo que nos rodeia um pouco melhor.





MENSAGEM DO PRESIDENTE: «RESUMO DO TRABALHO EM 2007 E OBJECTIVOS PARA 2008»


Numa frase, diria que o ano de 2007 foi marcado pela projecção nacional da AJUDE. Para isso, saliento a realização do II Congresso Nacional de Combate ao Insucesso Escolar, que envolveu vários recursos e gerou muitos contactos proveitosos para o futuro da nossa Associação. De facto, durante aqueles dois dias de debate sobre a Educação no nosso país, em que envolvemos políticos, professores, pais e alunos, ficou por demais evidente uma capacidade de trabalho e dedicação dos nossos voluntários, que somente ao amor por uma causa justa, necessária e comum a todos se pode incutir a responsabilidade. A todos vós, o nosso mais sincero agradecimento.

Para além disso, o ano passado foi também um ano em que graças ao apoio de todos, a AJUDE conseguiu ultrapassar algumas dificuldades, e apresentar soluções planeadas para a determinação das políticas a seguir enquanto Associação Juvenil. Mas não só. A AJUDE continuou a fazer que aquilo que estava a ser bem feito, e procurou melhorar ainda mais; atenta aos problemas sociais de todos os dias, tomou a iniciativa de ajudar os que mais precisam através de campanhas de solidariedade social; responsável por natureza, propôs alternativas à nova lei do associativismo jovem, fazendo propostas que visam uma maior equidade e regulamentação da mesma, para além de continuar a participar activamente nos fóruns de discussão institucionais como a Comissão Municipal da Juventude, o Núcleo Executivo do Conselho Local para a Acção Social da Câmara Municipal de Oeiras e o Conselho Social de Freguesia da Cruz-Quebrada; conscientes da importância do nosso trabalho junto das crianças e jovens, continuámos a apostar na formação, no acompanhamento escolar personalizado e nas actividades desportivas ao ar livre, o que nos mereceu já vários prémios de mérito associativo; preocupados em compreender para saber agir, e em analisar para podermos encontrar novas estratégias de promoção do sucesso escolar em Portugal, desenvolvemos mais estudos sobre estas matérias, alargando o nosso campo de investigação a várias regiões do nosso país; etc.


Enfim, não iremos aqui fazer uma descrição exaustiva do que juntos criámos ao longo do ano. Prefiro que seja a memória das nossas pequenas vitórias, e a lembrança dos nossos possíveis erros, os verdadeiros juízes da nossa experiência. Com efeito, e muito mais importante do que as palavras que poderei expressar aqui sobre o que foi o nosso passado, é sem dúvida alguma salientar os compromissos que temos de renovar no presente, para que se perpetuem no futuro.


O ano de 2008 será uma vez mais um ano em que temos de apostar no nosso crescimento, e em que cabe a cada um de nós uma responsabilidade acrescida na realização das nossas tarefas. A AJUDE precisará de cada vez mais membros, cada vez mais sócios, e de cada vez mais voluntários para poder cumprir o plano de actividades para 2008, e por isso apelo a todos vós para que trabalhemos sempre e cada vez mais pelo progresso da AJUDE, pois estaremos a contribuír de forma útil para o desenvolvimento de Portugal.


Apostaremos na criação de um espaço jovem na Cruz-Quebrada, local onde todos os habitantes da freguesia poderão ter acesso à internet de forma gratuita, mas não só. Queremos que este espaço seja multifuncional, com várias valências que potenciem o desenvolvimento social do concelho, com a criação de uma biblioteca e videoteca, sala de estudo acompanhado, para além da realização de exposições, workshops, ciclos de cinema, e da realização mensal de fóruns de discussão juvenis, etc. Na verdade, sendo este um primeiro passo para integrarmos a Rede da Juventude da CMO, queremos que este espaço seja o rosto da AJUDE na comunidade por muitos e longos anos.


No panorama internacional, continuaremos a participar nos programas da juventude da União Europeia.
Finalmente, destacaria ainda a realização do nosso III Congresso Nacional de Combate ao Insucesso Escolar, com o objectivo de manter aceso o Debate Nacional sobre a Educação, onde procuraremos pelo menos ter o mesmo sucesso da primeira edição.


Por último, é em nome da AJUDE que agradeço a todos aqueles que colaboraram activamente nas nossas actividades, e é com um sentimento de confiança e optimismo em relação ao futuro, que acredito que esta Associação continuará a marcar uma diferença positiva na sociedade portuguesa.

Artur Ventura.